Pegadinha das BSODs

Hoje, ainda que meu tempo esteja curto por agora, irei postar sobre uma pegadinha feita no Centro de Informática da FATEC de Praia Grande, onde faço estágio, a pegadinha das BSODs!

Este episódio ocorreu em agosto, na segunda metade do mês. Um colega meu de estágio, o Douglas, teve a idéia de instalar uma proteção de tela num dos PCs principais do CI após eu ter posto um screenshot de algumas janelas abertas como plano de fundo. A proteção de tela em questão é uma bem conhecida entre os que se amarram numa tela de erro, a SysInternals, uma proteção de tela que simula BSODs e reinicializações do Windows XP, com erros aleatórios em cada BSOD.

BSOD, para quem não sabe, é aquela tela azul de erro do Windows, quando este dá pau. BSOD é a sigla em inglês para “Tela Azul da Morte” (Blue Screen of Death).

Após instalada a proteção de tela, proteção esta que só é desativada com o pressionamento de uma tecla qualquer do teclado, ou seja, não pode ser desativada com o movimento do mouse, como outras proteções de tela, após cinco minutos, as falsas BSODs começaram a aparecer, cada uma com um erro diferente, e cada BSOD era seguida de uma falsa reinicialização do sistema operacional, após tal reinicialização, uma nova BSOD, e por assim ia até alguém pressionar um botão do teclado ou o monitor se desligar.

O primeiro a cair na pegadinha foi o Luiz Fabiano, outro estágiário do CI. No dia anterior ao episódio da pegadinha, aquele computador pegou um vírus que fazia o PC reiniciar infinitamente e precisou ter o Windows XP reinstalado após tentativas frustradas de corrigir o problema sem formatar. Este fato, de certa forma, meio que contribuiu (acredito eu) para que o Luiz Fabiano acreditasse que o PC estava com algum problema. Logo que apareceu a BSOD, ele disse que era problema de hardware, disse também que o problema era na placa de rede, uma vez que a mensagem de erro apresentada era sobre problema na placa de rede. Após a falsa reinicialização e a nova falsa BSOD, eu perguntei: e agora, que erro que é? E ele ficou sem saber, achou estranho e ficou encasquetado sobre o tal erro. Após uma nova falsa reinicialização, ele apertou F8 para acessar o menu de inicialização do Windows XP e então descobriu que era uma proteção de tela, ainda mais depois que viu o arquivo BlueScreen.zip na área de trabalho.

Outro que caiu na pegadinha foi o professor Fábio, um dos coordenadores do CI. Para piorar, segundo ele, a BSOD exibida apresentava a mesma mensagem de erro que ele havia visto em outro PC (acho que era o dele) há poucos dias atrás. Ele quase ia metendo o dedo no botão de ligar e desligar o PC (depois de ver ele sendo “reiniciado” inúmeras vezes), quando foi avisado que aquilo era uma proteção de tela.

E o mais engraçado foi quando um aluno que não sei o nome, um que tem um monte de pinos na perna devido a um acidente de moto, caiu na pegadinha. Com a autorização do pessoal do CI, ele entrou neste para plugar seu HD externo USB a fim de copiar um arquivo enorme, provavelmente, o Visual Studio 2005, que possuía mais de 2 GB de tamanho.

De vez em quando, ele vinha ver como andava a transferência de arquivo, que durou mais de 40 minutos devido à lentidão do sistema de arquivos do Windows (no meu PC com Linux aqui de casa, tal transferência duraria menos de três minutos), além do fato da porta USB ser 1.1 e não 2.0, o que diminui um pouco a velocidade da transferência.

Numa dessas idas para ver como andava a cópia do arquivo para seu HD externo, ele ficou sentado na cadeira em frente ao PC, uma vez que ele não podia ficar de pé já que estava com aqueles pinos na perna. Segundo ele, os pinos só serão removidos em dezembro. Ficou lá falando comigo inclusive sobre o acidente e sobre mais alguma outra coisa que agora não me lembro (possivelmente sobre o sistema que eu estava fazendo).

Cinco minutos depois, e por coincidência, no momento que o rapaz encostou no PC, a proteção de tela se iniciou e ele não acreditou que, depois de vários minutos copiando o arquivo enorme, o PC deu pau! Eu ainda por cima falei que o PC deu pau porque ele esbarrou no computador. E após a segunda BSOD, ele ficou mais perplexo ainda, não acreditando naquilo e acreditando piamente ter fodido com o PC do CI. Ele já ia quase desplugando o HD externo da porta USB, quando eu o avisei que aquilo era uma pegadinha e apertei um botão do teclado, desativando a proteção de tela. O rapaz fiou bastante aliviado ao ver que a cópia do arquivo continuava normalmente.

O Alexandre, um outro estagitario, também caiu na pegadinha, depois apertou F8 e viu que era proteção de tela, mas não foi tão engraçado quanto das outras vezes que caíram na pegadinha. Outras pessoas foram avisadas previamente sobre a proteção de tela e não caíram na pegadinha.

No dia seguinte, um outro PC que estava em manutenção apresentou uma BSOD de verdade, em português e sem reinicialização, quando a senha para entrar no console de recuperação do Windows XP estava sendo digitada. Naquela ocasião, o problema era no HD.

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado dessa pegadinha e quem sabe tenham a idéia de instalar a proteção de tela SysInternals no PC de alguém para pregar uma peça!

Anúncios

Comente este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s