Concluí meu estágio!

Ontem, concluí o desenvolvimento do sistema que eu estava desenvolvendo no estágio que, como eu já informei aqui, é um sistema web que tem por finalidade registrar as reservas de equipamentos (notebooks, projetores, retroprojetores, etc) e de salas (laboratórios de informática, salas de aula, auditório) para os professores ministrarem suas aulas. Falta apenas eu apresentar o sistema já pronto na reunião do Centro de Informática e instalá-lo no servidor da Intranet da FATEC (e instalar também o Tomcat e o JDK 1.6, caso não estejam instalados), de onde será acessado pelo navegador web. Após o dia de hoje, meu estágio estará concluído, uma vez que já cumpri as 400 horas mínimas já faz algum tempo e meu estágio estava dependendo apenas da conclusão do sistema para terminar.

Este sistema, posteriormente, será disponibilizado como software livre pela GNU General Public License versão 2 no Sourceforge.net para que outras faculdades (ou quaisquer instrituições onde se reservam equipamentos e salas) também possam utilizar o sistema. Antes disso, farei algumas pequenas modificações neste a fim de possibilitar seu uso por estas outras instituições, como a possibilidade de alterar o nome exibido na assinatura dos e-mails, que, por enquanto, está como “Centro de Informática – FATEC Praia Grande”, uma outra faculdade que onde este sistema seria implantado poderia incluir seu nome ao invés do da FATEC. Talvez eu faça outras alterações a fim de melhorar suas funcionalidades e talvez eu até lance versões posteriores, com mais recursos.

A partir da semana que vem, iniciarei meus estudos para obter a certificação Sun Certified Java Programmer 6.0, talvez eu faça a prova ainda esse ano, caso contrário, no começo do próximo ano eu farei.

Até o próximo post e espero que o pessoal do Centro de Informática goste do sistema que eu fiz…

Comente este post!

