Estudando para a certificação SCJP 6.0

Após a conclusão do meu estágio, passei a dedicar meus esforços para obter a certificação Sun Certified Java Programmer 6.0 a fim de me tornar um programador Java certificado. Estou estudando como nunca as APIs do Java, lendo o Javadoc do Java 1.6 (tudo em inglês, mas dá para ler numa boa quase que como se estivesse em português) e aprendendo o uso de classes e interfaces, com seus respectivos métodos, que antes eu não sabia, mas precisarei saber para fazer a prova certificatória (e estes novos conhecimentos me serão muito úteis quando eu precisar deles a fim de programar alguma determinada rotina que precise destas APIs).

A última parte que eu estudei até o momento foi o pacote java.util.concurrent e suas classes e interfaces, ainda não terminei de ver tudo, mas já deu para sacar como são usadas as APIs de concorrência do Java, além das coleções que suportam concorrência e seus respectivos usos.

Ainda falta uma boa quantidade de APIs a estudar, mas no ritmo que estou estudando, em poucas semanas eu terei visto tudo o que preciso saber. Estou me guiando no que preciso saber por esta página, que informa o que cai na prova certificatória:

http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-065.xml

Além de ler o Javadoc do Java 1.6, estou lendo também outros materiais disponíveis na Internet e o livro Java Como Programar Sexta Edição, que, embora aborde o Java 1.5, provê uma base sobre vários conhecimentos necessários à certificação (e o que ficar faltando, eu pego pela Internet, material de estudo é o que não falta).

Pretendo fazer a prova certificatória em Dezembro, no mais tardar em Janeiro. Até lá, terei não só aprendido o necessário para a certificação como também terei feito algumas provas simuladas disponíveis na Internet (os chamados “mocks”) a fim de avaliar se estou mesmo pronto para a prova. O prazo máximo para eu efetuar o teste é em maio de 2009.

Acessando o site da Prometric, empresa responsável pelas provas certificatórias do Java, vi que eu poderei fazer a prova em Santos. Há um lugar por lá que também aplica a prova (no caso, a Tecnoponta, um centro de formação profissional), então, não precisarei ir até São Paulo apenas para fazê-la.

Estou confiante que irei passar no teste e serei um programador Java certificado pela Sun. Até lá, continuarei estudando a fundo nas APIs do Java.

Anúncios

Uma resposta to “Estudando para a certificação SCJP 6.0”

  1. Você não sabe inglês?

Comente este post!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s