Último post do ano…

…e o primeiro sendo postado através do meu novo notebook!

Ainda em Novembro, mais precisamente no dia 29, eu adquiri um notebook no site da Dell, um Inspiron 1545. Peguei a configuração padrão que tinha lá e fiz algumas alterações, como um processador um pouco mais rápido e com suporte ao módulo de virtualização da Intel (Core 2 Duo P8700 2.53 GHz), um HD maior (500 GB) e outras menos importantes.

Antes de montar minha configuração no site da Dell, eu tirei algumas dúvidas com uma atendente do chat on-line (apesar de que, geralmente, o chat não está disponível no domingo, mas naquele dia, estava disponível). Depois, eu montei a configuração que eu achei que a melhor possível (leia-se “melhor possível dentro dos limites orçamentários e que tenha o melhor custo benefício possível”). Fiquei um bom tempo quebrando a cabeça para analisar que componentes seriam escolhidos, principalmente com relação ao processador.

A memória RAM eu mantive a padrão, 3 GB, não compensava alterar para 4 GB. O HD eu aumentei do padrão de 320 GB para 500 GB porque o preço a mais era pequeno e compensava a mudança (ainda mais que eu irei armazenar bastante arquivos nele, além de manter instalados dois sistemas operacionais). O processador eu escolhi o modelo descrito acima mais pelo módulo de virtualização da Intel, além dele ter mais cache e ser um pouco mais rápido (até acessei o site da Intel para saber a diferença entre os modelos). Por 20 reais a mais, eu alterei a placa de rede wireless pela da Intel, que suporta todos os protocolos wireless e, segundo alguns, é a melhor que existe. O suporte a Bluetooth eu não adicionei, apesar de ser 30 reais a mais, uma vez que não possuo nenhum dispositivo Bluetooth (caso eu venha a ter um dia, eu comprarei um Bluetooth Dongle, que é uma espécie de pendrive que adiciona o suporte ao Bluetooth ao computador no qual esteja conectado e que sai até mais barato do que um chip interno Bluetooth). A bateria eu mantive a padrão, de 6 células, uma de 9 células, segundo o site da Dell, iria proporcionar apenas mais duas horas a mais de autonomia, além de fazer o notebook ficar mais pesado, não compensa o preço pago a mais. O restante dos itens de hardware não havia opções de configuração.

Na parte de software, a única alteração que eu fiz foi alterar o Windows 7 da versão Home Basic para a Home Premium, o que encareceu o notebook em 69 reais. Pelo site da Microsoft, no qual eu achei meio confuso, vi que a versão Home Premium possui vários itens a mais com relação à Home Basic. De resto, mantive o padrão para todos os outros softwares, inclusive para o pacote Office, no qual escolhi o Microsoft Works (do qual eu irei usar somente a aplicação de calendário, uma vez que o BrOffice.org, no qual eu instelei após o notebook chegar, não possui uma aplicação similar). Veio junto uma versão de avaliação de 30 dias da versão mais básica do Microsoft Office 2007 que eu não irei usar e, assim que os 30 dias acabarem (serão contados provavelmente assim que eu usar pela primeira vez o coiso), removerei-o sem dó nem piedade, ainda mais que eu não gosto do MS Office. O notebook veio também com o McAfee Security Center com assinatura de 15 meses de atualizações, no qual não havia opção de tirar da configuração e ficar sem antivírus.

A cor do notebook eu estava pensando em configurar como roxo ou verde, mas quando eu vi o valor cobrado a mais para ter uma cor diferente de preto (70 reais, 130 reais caso eu quisesse botar um desenho feito por um artista plástico), decidi deixar o notebook preto mesmo. E até que ele ficou bonito sendo preto.

Junto com o notebook, vieram de brinde um pendrive de 8 GB (7,5 GB reais, pelo que eu verifiquei posteriormente) e uma mochila para notebook. Apesar de serem brindes, ambos constam na nota fiscal, a preço de custo.

Após fechado o negócio, demorou quase uma semana para confirmarem o pagamento e iniciarem a montagem do notebook. Dia 14 de Dezembro informaram que o notebook estava pronto e que havia sido enviado. Então, navegando pelo site da Dell, fiquei sabendo que eu teria que estar presente para receber o notebook, já que era um objeto de valor, e isso não iria ser possível na data de entrega do notebook, dia 16, já que eu estava em São Paulo trabalhando e agora eu passo a semana por lá, num quarto que eu aluguei. Daí eu liguei para a minha mãe e deixei o recado de que, caso apareça a transportadora e perguntarem por mim, pedir para entregar o notebook no dia 21, dia no qual eu entro de férias.

No dia 21, o notebook não foi entregue. Achei o telefone da transportadora no Google (o telefone até havia sido informado por SMS pela Dell, mas estava incompleto, com apenas os dois primeiros dígitos, aparentemente o número completo não coube na mensagem) e então eu liguei para esse número. Fui informado que o notebook chegaria no dia 22, de manhã.

No dia 22, fiquei esperando o notebook chegar de manhã, mas até a parte de tarde, ele não havia chegado. Liguei novamente para a transportadora e perguntei quando ia chegar o notebook. O atendente me informou que passaram para entregar ao meio-dia e não tinha ninguém em casa. Detalhe: ao meio-dia, eu estava no portão da minha casa. Ou seja: falaram que tentaram entregar mas não entregaram nada. Dei uma bronca no atendente dizendo que eu estava em casa o dia inteiro e nem tocaram a campainha quando chegaram. Com voz de quem estava com as orelhas abaixadas, o atendente me disse que o notebook iria chegar ainda no dia 22, à noite, às 20:00 (fora do horário de entrega informado pelo site da Dell). Chegando no horário, fui até a porta a fim de esperar pela chegada do notebook e vi o carro da transportadora passando direto pela minha rua. Liguei novamente para a transportadora informando que o carro passou direto e o atendente me disse que o carro ia chegar daqui a pouquinho, em 15 minutos. Minutos depois, chegou o carro e fez a entrega. Na hora de assinas os bagulhos, o motorista pediu uma caneta emprestada já que ele havia esquecido e eu assinei o que tinha que assinar. Então, o motorista foi embora levando consigo a caneta.

A transportadora em questão é a Transportadora Americana, que tem convênio com a Dell. É considerada uma das piores transportadoras do país, com várias reclamações constando no site Reclame Aqui e no Procon. As reclamações que eu vi no site Reclame Aqui vão desde atraso na entrega (a maioria delas são acerca de atraso) até mercadoria violada. Essa transportadora, na minha opinião e na opinião de algumas pessoas que eu vi no site de reclamações ciitado, está sujando o nome da Dell, no qual o atendimento foi completamente diferente.

No dia 23, liguei o notebook pela primeira vez (no dia anterior, quando recebi o notebook, estava muito tarde e resolvi ligá-lo com mais calma no dia seguinte) e li o EULA do Windows 7, com todas suas restrições, então eu vendi minha alma ao Diabo clicando no checkbox de aceitar os termos da licença e depois eu terminei de fazer as configurações iniciais. Posteriormente, instalei uns programas que eu quis, como o BrOffice.org, o Firefox e o Eclipse com o Java Development Kit (vulgo JDK), esses dois últimos em versão 64 bits. Por causa dos dois primeiros, tive que manter instalada uma máquina virtual Java de 32 bits, usada só pelo Firefox e pelo BrOffice.org, que são 32 bits.

Posteriormente, redimensionarei a partição do Windows 7 usando uma ferramenta contida nesse sistema operacional e instalarei o Debian 5.0 versão 64 bits (assim como o Windows, que também é versão 64 bits) e ficarei com os dois sistemas operacionais.

Como eu havia dito, desde o dia 21 eu estou de férias (desde o dia 19, na verdade). Minhas férias (que na verdade, é um recesso de fim de ano) terminarão no dia 11 de Janeiro. Pretendo viajar de volta para São Paulo no dia 10 a fim de levar meu notebook e outras coisas que irei levar para lá. Ainda nessas férias, talvez eu faça um review do Windows 7 Home Premium, ou talvez depois das férias eu faça, caso não dê tempo.

Por hoje é só. Até o ano que vem e um Feliz 2010 para quem estiver lendo este post!

PS: No momento em que escrevo isto, o relógio está marcando 22:43 do dia 31 de Dezembro, é possível que o WordPress marque horário errado no post devido a fuso horário e não sei mais o quê (cada vez que eu posto, a diferença de horário marcada para o horário real do post é diferente e às vezes até calha de marcar o horário certo. Então, caso marque o horário como sendo o primeiro post de 2010 deste blog, é mentira, ele é o último de 2009.

Comente este post!

