Truque para embarcar mais rápido na estação Sé do metrô de SP na hora do rush

Hoje eu irei ensinar um truque para embarcar mais rápido no metrô de São Paulo, mais precisamente na estação Sé (o truque funciona em outras estações também, citei a estação Sé porque esta é a pior de todas), nos horários onde mais pessoas estão usando o serviço metroviário, que são por volta das 8:00 mais ou menos (no caso dos que desejam embarcar na linha azul, sentido Jabaquara) e por volta das 18:00 (no caso dos que desejam embarcar na linha vermelha, sentido Corinthians-Itaquera).

O truque em si é bastante idiota, mas bastante eficiente. Consiste, basicamente, em pegar o metrô no sentido oposto ao sentido congestionado, andar uma estação (ou mais de uma, caso a estação seguinte também esteja lotada) e depois pegar o metrô no sentido desejado. Como o tempo gasto para andar uma ou mais estações no sentido contrário e voltar é menor do que o tempo de espera para conseguir embarcar no sentido congestionado, além do fato de não precisar passar tanto aperto ao embarcar,  acaba sendo mais vantajoso usar este truque.

No caso da hora do rush na parte da manhã, para embarcar na linha azul sentido Jabaquara, como a estação São Bento é bastante tranquila, então uma estação só no sentido contrário já basta. Já na hora do rush no fim do dia, para embarcar na linha vermelha sentido Corinthians-Itaquera, dependendo da sorte, pode ser que dê para embarcar na estação República, entretanto, essa estação costuma ser meio cheia, não tanto quanto a estação Sé, mas é meio lotada também. Neste caso, é melhor descer na estação Anhangabaú ou mesmo na estação Santa Cecília, caso a estação Anhangabaú também esteja meo cheia. Vale lembrar que o sentido oposto ao Corinthians-Itaquera também é um pouco congestionado, mas bem menos do que o sentido Corinthians-Itaquera.

Eu usei este truque no curto período que eu fiquei hospedado na casa da minha tia, um período de três semanas, em Julho de 2009, qaundo eu comecei a trabalhar em São Paulo. Essa minha tia mora na Zona Leste da capital paulista e eu tive que enfrentar a temida hora do rush para ir e voltar do trabalho, tanto na parte da manhã quanto ao fim do dia de serviço. E eu conseguia economizar um tempo com esse truque, ainda que o trajeto total (ônibus e metrô) ainda demorasse mais de uma hora. Depois das três semanas, a minha mãe e a minha tia se desentenderam e eu acabei pagando o Alexandre Pato, tendo que sair de lá. Então, durante alguns meses, fui ao serviço por meio de um ônibus fretado, viajando algumas vezes em pé quando este lotava. Depois, passei a alugar um quarto perto do serviço, onde estou hospedado até o presente momento.

Por hoje é só, e, caso precisem passar pela estação Sé na hora do rush, não deixem de utilizar esta dica!

Comente este post!

