Apanhado de assuntos sortidos

O post de hoje será um miscelânea de vários assuntos.

Num comentário sobre o primeiro post que fiz sobre o Robowebert Player, me pediram para enviar por e-mail o código-fonte do pequeno player que fiz antes do que estou fazendo agora, que só toca MP3 e possui poucas linhas de código. Enviei o e-mail com os fontes, mas o mesmo voltou. Neste caso, e também para o caso de mais alguém quiser ver os fontes do primeiro player que fiz, aí estão os dois arquivos de código-fonte, sendo o primeiro a classe principal, que contém o método Main, e o segundo sendo a parte gráfica.

http://pastebin.com/i4iYFPfL

http://pastebin.com/1t9u52Vt

Este player funciona em conjunto com a biblioteca JLayer, que implementa o suporte ao formato MP3. Esta biblioteca pode ser baixada em:

http://www.javazoom.net/javalayer/sources.html

Por falar no Robowebert Player, este continua a ser desenvolvido no meu tempo livre e já possui muitos recursos novos implementados, como o suporte a múltiplas bibliotecas de músicas, o salvamento e o carregamento de playlists compactadas com GZIP e a possibilidade de arrastar músicas e/ou playlists do desktop diretamente para a lista de reprodução. Mas ainda não há uma previsão de quando ele será disponibilizado ao público geral, visto que ainda faltam recursos básicos. Mas eu posso enviar o código-fonte dele para quem quiser, basta me contatar por meio de um comentário neste ou em outro post sobre o player.

Depois de alguns anos com o mesmo celular, no qual eu o tenho desde 2005 e que foi o primeiro que eu tive (um Nokia 2112, fabricado em 2004), eu comprei um celular novo, um Galaxy 5, da Samsung, que vem com o sistema operacional Android. Estou gostando bastante desse meu novo celular. Ele tem muitas funções legais que o outro não tinha, como rádio FM, acesso à Internet, câmera digital embutida, ouvir músicas em MP3, configurar um toque de celular em MP3, instalar aplicativos, dentre outras funções. Só a função de despertador que deixou a desejar, uma vez que esta só funciona com o celular ligado. Como despertador, permanecerei usando meu celular antigo, que agora só serve para isso e como lanterna, já que ele tem uma lanterna na parte de cima.

Ainda falando do meu novo celular, apesar de ter visto na Internet que a bateria do modelo que eu comprei dura pouco, até que a bateria do meu está durando bastante. Vai ver porque eu não fico a toda hora mexendo no celular como fazem algumas pessoas. Eu mais fico com ele em stand-by ou escutando música com o fone de ouvido.

No painel de controle do WordPress, há a exibição de estatísticas, que incluem os termos pesquisados pelos motores de busca que fazem os usuários chegarem ao meu blog. O pessoal que chega no meu blog usando vários termos diferentes, muitos deles pesquisando sobre o golpe 419 (no qual foi tema de um post meu recentemente), sobre tocar áudio em Java, sobre obter ou atualizar o Debian GNU/Linux, sobre como ganhar moedas no Come2Play, sobre software para identificar números primos, sobre proteção de tela que gera falsas telas azuis, e mais uma infinidade de coisas. Tem até termos nos quais eu não me lembro de ter postado nada a respeito, como Miley Cyrus deletando conta no Twitter, comprar projetor que não seja caro e algoritmo em C# para traduzir do português para o inglês (e eu nem programo em C#).

Mas um termo de busca recorrente está me deixando intrigado: muitas pessoas chegam ao meu blog perguntando ao buscador para que serve banana com aveia. É espantoso o povo usar o Google para perguntar algo tão óbvio, algo que, teoricamente, todo mundo já sabe a resposta. Mas caso alguém não saiba pra que serve banana com aveia, eu respondo para que serve banana com aveia: serve para comer.

Este blog está cada vez tendo uma maior audiência, com cada vez mais pessoas acessando a cada dia. A média de acessos é de cerca de 25 acessos diários, chegando a 38 em alguns dias (pouco comparado a grandes sites, mas bastante para os meus padrões). Meu outro blog, o dos Sonhos do Allan, tem bem menos acessos, cerca de 3 por dia, 50 por mês, em média. Mas teve um dia, o dia 6 de setembro, que houve 53 acessos a este blog, bem mais que costuma ocorrer neste meu blog principal em um dia. Acho que alguém deve ter gostado do blog e deve ter tuitado o link.

Por falar em Twitter, continuo não tendo Twitter, e nunca terei. E acredito que o Twitter será eclipsado pelo Facebook, que também possui um serviço de microblogging interno, que no qual possui recursos mais interessantes e não é limitados aos claustrofóbicos 140 caracteres. E o usuário ainda pode fazer com que as atualizações em seu Twitter apareçam em seu Facebook.

Com certeza, irá acontecer com o Twitter o mesmo que aconteceu com o ICQ e que está acontecendo com o Orkut. Há alguns anos atrás, todo mundo tinha Orkut. Hoje em dia, o que vejo é que um monte de conhecidos meus não têm mais Orkut ou não abrem mais seus perfis, além de comunidades do Orkut outrora badaladas passarem a ficar às moscas. E o ICQ então? Muita gente usava, era o “mensageiro padrão” do povo. Hoje, quem usa ICQ, tirando alguns russos? A mesma coisa irá ocorrer com o Twitter, que possui um único serviço apenas, que é o de microblogging, ao contrário do Facebook, que possui alguns serviços vinculados, além dos famigerados aplicativos. E até o próprio Facebook acabará deixado de lado um dia, embora isso demorará mais para ocorrer.

Por hoje é só, até o próximo post, no qual abordará, provavelmente, mais erros irritantes cometidos por programadores Java.

2 Respostas to “Apanhado de assuntos sortidos”

  1. Leonardo Says:

    Gostei do blog.
    Tem um github com seus códigos? Se sim, pode postar o link?

  2. Futuramente, estará no Sourceforge, mas ainda tenho que implementar mais algumas coisas importantes antes de liberar publicamente o projeto.

Comente este post!

